O Pequeno Polegar

26/07/2013 13:33

Numa noite fria de inverno, um camponês estava sentado na sala de sua casa, conversando com a mulher, enquanto descansavam do trabalho do dia. — Como nossa casa é triste! — dizia ele. — Nas outras há sempre barulho e alegria, mas aqui, como não temos filhos, reina um silêncio tão grande! — Pois é — respondeu a mulher. — Eu também daria tudo para termos um filho! Nem que tivéssemos um só, e nem que ele fosse tão pequenininho como este meu dedo polegar, mesmo assim eu ficaria imensamente feliz! Dias depois de terem essa conversa, a mulher começou a sentir-se indisposta e, passados sete meses, teve um filho, um menino perfeito e bonito, mas que era muito pequenino, do tamanho mesmo do dedo polegar da mãe. Felizes por verem seu desejo atendido, os camponeses nem se importaram com o tamanho da criança, e deram-lhe o nome de Pequeno Polegar. Os pais amavam muito o Pequeno Polegar e de tudo fizeram para ver se ele crescia: deram-lhe uma alimentação especial, cuidaram dele com todo o carinho, mas nada conseguiu fazer com que o menino aumentasse de tamanho. Assim o tempo passou, mas o Pequeno Polegar continuou sempre tão pequeno como no dia em que havia nascido. No entanto, o que o menino não tinha em tamanho, tinha em beleza e inteligência. Era muito vivo e sabia sair-se bem de todos os problemas. Um dia, o pai estava se preparando para ir buscar lenha na floresta e disse baixinho, para si mesmo: — Que bom seria se alguém fosse me buscar na floresta com a carroça! Assim eu não precisaria trazer a lenha nas costas! O Pequeno Polegar, que estava por perto e tinha escutado tudo, disse prontamente: — Eu vou, papai! Pode ficar descansado que na hora certa estarei lá com a carroça! — Você, meu filho? — disse o pai, sorrindo. — Mas você é muito pequeno para fazer isso! Como vai conseguir segurar as rédeas e guiar o cavalo? — Se a mamãe atrelar o cavalo na carroça para mim — respondeu o menino —, eu me sentarei na orelha do cavalo e irei dizendo para ele como e aonde deve ir! O camponês achou engraçada a idéia e respondeu: — Está bem! Não custa nada tentar, não é? Na hora combinada, a mãe atrelou o cavalo à carroça e lá se foi o pequenino, sentado confortavelmente numa das orelhas do animal, indicando-lhe o caminho com muita esperteza. O cavalo obedecia às ordens do Pequeno Polegar e seguia pela estrada como se um cocheiro invisível estivesse segurando as rédeas. Ao chegarem numa curva do caminho, o menino gritou bem alto para o animal que virasse à esquerda. Nisso, iam passando dois forasteiros que, não vendo o cocheiro que guiava a carroça e ouvindo uma voz que dava ordens ao cavalo, ficaram assombrados. — Credo! — disse um deles. — Que coisa mais esquisita! Uma carroça guiada por um homem invisível?! — Esse negócio está muito estranho mesmo! — respondeu o outro. — É melhor seguirmos essa carroça para ver onde ela vai parar! Com muita habilidade o Pequeno Polegar chegou até o lugar onde o pai já o esperava, no meio da floresta, sem perceber que estava sendo seguido. — Cheguei, papai! — gritou, parando o cavalo. — Viu como eu consegui? Agora, por favor, me desça daqui! O camponês, todo satisfeito, segurou o cavalo com a mão esquerda e, com a direita, tirou o filho da orelha do animal. Muito contente com seu trabalho, o Pequeno Polegar foi se sentar num galhinho para observar o pai colocando a lenha rachada dentro da carroça. Enquanto isso, os dois forasteiros, que a tudo observavam, ficaram boquiabertos ao ver o tamanho e a esperteza da criança. Quando passou o susto, um deles cochichou no ouvido do outro: — Já pensou quanto dinheiro poderíamos ganhar com esse menino? Poderíamos comprá-lo e exibi-lo no circo, cobrando entrada! ficaríamos ricos! — Claro! — respondeu o outro, entusiasmado com a idéia. — Vamos conversar com o pai dele! Fazendo-se gentis, os dois se aproximaram da carroça do camponês e lhe disseram: — Bom dia, senhor. Estávamos observando o trabalho desse anãozinho e gostaríamos de comprá-lo do senhor. Podemos pagar muito bem por ele. — Como?! — respondeu o pai, indignado. — Vocês acham que eu ia vender meu filho? Ele faz parte do meu coração, meus senhores, e eu não o venderia por todo o ouro do mundo! O Pequeno Polegar, ao ouvir a discussão, mais do que depressa agarrou-se pelas roupas do pai e subiu até seu ombro. Sentou-se ao lado de seu ouvido e cochichou: — Venda-me, papai! Pode ficar sossegado que eu darei um jeito de escapar e voltar para casa! O camponês ficou confuso ao ouvir o que o menino dizia. Como os homens continuassem a insistir e o Pequeno Polegar a afirmar, com tanta certeza, que saberia voltar para casa, ele acabou aceitando o negócio. Depois que os forasteiros garantiram que cuidariam muito bem do menino, o pai acabou entregando-o aos dois homens, em troca de muitas moedas de ouro. Em seguida, despediu-se do filho e voltou para casa cheio de tristeza. Antes de partirem, um dos homens perguntou ao Pequeno Polegar onde ele gostaria de viajar. — Na aba de seu chapéu — disse o menino. — Assim eu posso ir passeando e observando a paisagem. O homem fez a vontade do pequenino e lá se foram eles, viajando por muitas horas, até o anoitecer. Quando viu que tudo ao redor estava ficando bem escuro, o Pequeno Polegar pediu ao homem que o levava na aba do chapéu que o pusesse no chão, pois precisava ir ao banheiro. — Não se preocupe! — respondeu o homem, dando uma gargalhada. — Os passarinhos vivem fazendo estas coisas no meu chapéu; por isso, pode ficar aí mesmo! — Não! — respondeu o Pequeno Polegar, muito bravo. — Não foi assim que minha mãe me educou! Preciso descer agora! Insistiu tanto e estava tão bravo que o homem acabou colocando seu chapéu no chão, à margem da estrada, para que ele descesse. Assim que se viu fora do alcance das mãos de seus donos, entretanto, o menino saiu correndo, o mais rápido que podia, fugindo pelo meio dos montes de terra e das raízes das árvores. Quando perceberam que haviam sido enganados, os dois homens ficaram furiosos e começaram a perseguir o Pequeno Polegar pelo meio do mato. Mas o menino era muito esperto, e logo encontrou um buraco de rato, justamente o que estava procurando, e se escondeu lá dentro, gritando para os dois forasteiros : — Boa noite, meus amigos! Vocês podem muito bem seguir seu caminho sem mim! Loucos de raiva, os dois pegaram um enorme pedaço de pau e começaram a cutucar a toca do rato, na esperança de que, acuado, o Pequeno Polegar resolvesse sair. Mas foi trabalho perdido, pois o buraco onde ele estava era bem fundo e, por mais que os homens tentassem, não conseguiram tirá-lo de lá.

Como a noite havia caído e tudo estava escuro qual breu, os dois homens perceberam que seria inútil continuar tentando; por isso, foram embora, furiosos e com a bolsa vazia. Depois de estar bem certo de que eles haviam partido, o Pequeno Polegar saiu de seu esconderijo. — Nossa! Que escuridão! — disse ele ao sair. — Não seria bom ficar andando nesse escuro, pois eu poderia até quebrar uma perna! Assim, pensando em voltar para casa quando o dia amanhecesse, o Pequeno Polegar saiu procurando um lugar seguro para passar a noite. Acabou encontrando uma cisca de caramujo vazia e lá se ajeitou confortavelmente para dormir. Quando já estava quase pegando no sono, ouviu vozes bem perto de onde estava. Eram dois homens conversando e um deles dizia: — Como vamos fazer para roubar o ouro e a prata da casa do padre? Mais que depressa o menino gritou, de dentro do caramujo: — Eu posso ensinar! — Foi você quem disse isso? — perguntou, assustado, um dos ladrões. — Não! — respondeu o outro, com os olhos arregalados de medo. — Fui eu que falei! — gritou o Pequeno Polegar. Cada vez mais assustados, os dois ladrões resolveram ficar em silêncio para descobrir se não estavam ouvindo coisas. — Por que não me levam com vocês? — tornou a gritar o menino. — Eu posso ajudá-los !