Search site

Contact

Oficina da Escrita (9ºano) aqui

Projecto Memoriamedia
O projecto “MEMORIAMEDIA e-Museu de Património Imaterial” fundamenta-se na urgente necessidade de identificar, registar, preservar e divulgar um património que está em risco de se perder: os contos, as lendas, os provérbios, as lenga-lengas.

Dicionário Michaelis
Um bom e reconhecido dicionário de língua portuguesa.

 

Como escreveres melhor

  

1. Desenvolve um bom vocabulário: para isso leia bastantes livros de bons autores
2. Escreve sobre coisas de que gostas: não esperes que o teu leitor goste do que tu escreves se tu não gostas de escrever
3. Corta palavras desnecessárias: algumas palavras estão no texto apenas para ocupar espaço. Muitas vezes adjetivos são desnecessários. Evita chavões. Sê original
4. Escreve com paixão: é a melhor forma de apaixonares o leitor pela tua escrita
5. Corta as partes menos interessantes: lê e critica-te com sinceridade; nem tudo o que tu escreves é interessante
6. Revê: nunca um texto fica bom de início

7. Pratica: só a prática conduz a uma melhor qualidade da escrita. Escreve, escreve, escreve e escreve.
8. Procura, no início, imitar o estilo dos teus escritores preferidos: mas não deixes de te esmerar em desenvolver o teu próprio estilo.
9. Não sejas tímido: pede aos teus amigos para lerem o que tu escreves e pede para eles te dizerem onde podes melhorar.
10. Não te deixes abater por críticas: mas também não deixes que os elogios te amoleça
11. Conversa com outras pessoas que gostam de escrever: elas poderão dar-te ideias valiosas
12. Cria um blog: ele pode auxiliar-te a desenvolveres hábitos da escrita.
13. Anota todas as tuas ideias: mesmo as melhores ideias são esquecidas se não forem anotadas.
14. Escreve mesmo que não estejas com vontade: se fores esperar pela inspiração, não vais escrever nunca
15. Encara como um trabalho: os trabalhos também podem ser divertidos; encara a escrita como algo que precisas fazer

 

ESCREVE! ESCREVE E DIVERTE-TE!

Tema 1

21/04/2012 22:25
Imagina que um dos objectos que utilizas diariamente ganhou vida e o dom da linguagem. Escreve o diálogo que tens com ele.  

Tema 2

21/04/2012 22:26
Outro dia, estavas em frente ao espelho e, de repente, “aquele”/”aquela” que estava em frente a ti fez-te sinal para que avançasses. Atravessaste o espelho e encontraste um mundo que é muito diferente daquele a que estás habituado. Como é esse mundo?  

Tema 3

21/04/2012 22:26
Escreve um poema (não é necessário que haja rima) em que utilizes as seguintes palavras: “céu”, “momento”, “estrela”, “olhar”, “brilhante”, “sentido”, “mão”, “dar”, “mar”, “universo”.  

Tema 4

21/04/2012 22:29
Amanhã é o dia do teu aniversário e vais fazer um jantar original em tua casa. Redije um convite engraçado para enviares aos teus amigos.

Tema 5

21/04/2012 22:30
Estamos no Inverno. Escreve um texto sobre o espírito que os dias chuvosos e escuros te despertam.

Tema 6

21/04/2012 22:31
Hoje és astrólogo(a). Escolhe um signo e redije as previsões que os astros reservam para o ano de 2016.

Tema 7

21/04/2012 22:32
O serviço de turismo pediu-te a tua colaboração na elaboração de um desdobrável sobre a tua cidade/região. Escreve um roteiro destinado às crianças.

Tema 8

21/04/2012 22:33
São oito e meia da manhã. Os ouvintes da tua crónica diária na rádio já estão à espera de te ouvir. É sexta-feira, dia 13: dirije os teus conselhos aos ouvintes mais supersticiosos.

Tema 9

21/04/2012 22:51
A partir de alguma palavra-chave (ex: Natureza), criar um poema.

Tema 10

21/04/2012 22:53
Escolher um de seus irmãos, caso você não tenha , imagine o irmão que gostaria de ter ou um amigo que você considere como irmão. Faça um desenho dele, tentando mostrar todas as suas características físicas (como é por fora) e psicológicas (como é por dentro). Depois de desenhar, escreva um...

Tema 11

21/04/2012 22:56
Todas as receitas possuem duas partes: os ingredientes com as quantidades exatas e o modo de a fazer. Abaixo, estão todos os ingredientes para tu e um amigo criarem uma receita. fermento - ovos - farinha - açúcar - chocolate  em pó - leite – manteiga

Tema 12

21/04/2012 22:57
Vamos construir uma fábula! Escolham quais os animais que serão as personagens, onde acontecerá a história e uma das frases abaixo para ser a moral da história. -  Os últimos serão os primeiros. -  Quem vê cara, não vê coração. -  Quem avisa, amigo é. Antes tarde do que...

Tema 13

21/04/2012 22:58
Cria uma história com o seguinte título: “O menino que não tinha imaginação”.

Tema 14

21/04/2012 23:00
 Vais inventar uma história engraçada sobre o dia em que  descobriste que um adulto tinha muito medo e tu foste ajudá-lo a superar o seu medo. Não precisa de ser por esta ordem, mas não te esqueças de dizer: -  o que aconteceu? -  quando aconteceu? - ...

Tema 15

21/04/2012 23:02
Escreve uma história cujas personagens sejam animais e que se passe numa floresta (ambiente). Imagina que houve um incêndio: -  Qual foi o motivo do incêndio? -  O que é que os animais fizeram? -  O que diziam? -  O que fizeram para apagar o incêndio? -  E as...

Tema 16

21/04/2012 23:04
Vê este anúncio que o dono de um gatinho desaparecido pôs no jornal: “Gatinho perdido” “Perdeu-se um gatinho bem peludo, branco, com as patinhas pretas. Quem achar esse gatinho, por favor, avise pelo telefone 822-5099.” Imagina, agora, que tu perdeste um...

Tema 17

21/04/2012 23:06
Inventa um veículo maluco com sucatas variadas. Dá-lhe um nome e produza um texto contendo fatos fantásticos ou engraçados ocorridos com ele.

Tema18

21/04/2012 23:09
Inventa uma personagem que tenha um grande segredo. Escreve um texto contando o segredo da tua personagem.

Tema 19

21/04/2012 23:11
Escreve sobre o caminho que fazes de casa até a escola. Lembra-te: - Por onde passas? Quando passas pelas ruas, o que vês? - Quais são os sons mais comuns? - Quais os cheiros que sentes? - Quem passa pelo caminho? - As crianças ficam na rua? O que fazem?

Tema 20

21/04/2012 23:13
Agora é a tua vez de confundir tudo. Mistura versos de canções bem conhecidas e tenta criar um texto divertido.

Tema 21

21/04/2012 23:15
E se ganhasses um dragãozinho como animal de estimação? Escrevr o que farias com o teu presente. Se desejares, segue o roteiro abaixo: -  dá-lhe um nome; -  descreve como ele é; -  conta onde o dragãozinho vai dormir; -  o que lhe vais dar para comer; - ...

Tema 22

21/04/2012 23:17
“Era uma vez uma borboleta multicolorida que, cansada de voar, pousou numa flor para descansar.       -- Por que pousaste aqui? - perguntou a flor...” O teu trabalho, agora, é continuar essa história em forma de diálogo.

Tema 23

21/04/2012 23:19
Faz um auto-retrato com palavras: descreve como és, como é a tua vida, do que  gostas e do que não gostas. Termina por dizer se és feliz ou não e por quê. Inventa um título.

Tema 24

21/04/2012 23:21
Cria uma história em quadrinhos sobre a guerra diária que acontece na nossa boca entre os dentes e as bactérias. Utilizando todos os conhecimentos que  tens, mostra no final quem vencerá esta batalha!

Tema 25

21/04/2012 23:23
 Vai fazer uma homenagem a um palhaço. Escreve o que sentes e pensas. Pode ser um poema ou até mesmo uma cartinha. O que vale é transmitires o teu recado.

Tema 26

21/04/2012 23:24
Inventa uma história de um menino índio (curumim) que veio do mato para a cidade. Inventa um título para a tua história e um nome para o indiozinho. “Conta onde ele se hospedou, qual foi a reação dele ao ver as coisas da cidade, o que ele mais admirou na cidade, qual foi a...

Tema 27

21/04/2012 23:26
As nossas praias são muito bonitas, por isso devemos conservá-las limpas. Infelizmente há muitas pessoas que não tomam cuidado e atiram todo tipo de coisas na areia. Faz um cartaz a pedir às pessoas que respeitem as praias não deitando lixo na areia.

Tema 28

21/04/2012 23:28
Era uma vez Um lugarzinho no meio do nada Com sabor a chocolate E cheiro de terra molhada...” Escreve a continuação da história.

Tema 29

21/04/2012 23:29
 Já imaginaste se as partes do nosso corpo conversassem? O que será que um joelho diria ao outro? E os olhos? Será que conversariam mesmo sem um ver o outro? Escreve uma história a contar um diálogo entre duas partes do nosso corpo.

Tema 30

21/04/2012 23:31
Com certeza, já passaste, alguma vez, por uma situação difícil ou muito embaraçosa, como: - partir um vaso na casa de um amigo; - fazer xixi nas calças, na escola; - perderes-te da mãe ou do pai; - pensares que não gostavam de ti.

Tema 31

21/04/2012 23:34
“Geralmente as bruxas moram em casas muito velhas, mas nem sempre é fácil reconhecer uma casa de bruxa. Há alguns sinais que podem ajudar: número de azar na porta; uma garagem muito estreita; movimentação de muitos gatos; janelas sujas; um cata-vento meio bambo; uma bruxa que vem atender à...

Tema 32

21/04/2012 23:39
Escreve uma narrativa onde apareça um diálogo entre 2 minhocas. O narrador deve ser só um observador. Não te esqueças do título. Para organizares o teu texto: Personagens: Onde a história acontece: Quando a história acontece: Conflito (problema): Conclusão (como foi resolvido o...

Tema 33

21/04/2012 23:41
Inventa um novo produto e faz também uma frase bem interessante para vender esse produto. Desenha o teu anúncio. Depois, elabora um texto de acordo com o produto que inventaste. 1º parágrafo: Dá o nome ao produto, mostra como é, para que serve. 2º parágrafo: Aponta quem o pode usar e como...

Tema 34

21/04/2012 23:43
Imagina que um colega teu está muito chateado com o nome dele, ou porque é igual ao de muitas pessoas, ou porque ele o acha muito feio, ou muito esquisito. O que lhe dirias para que ele ficasse de bem com seu próprio nome?

"Pobre é o discípulo que não excede o mestre"

Leonardo da Vinci

Tens a cabeça cheia de ideias e queres colocá-las no papel?

Vá lá! Escreve. Escrever é fixe!

26 sugestões de temas para produção de textos.doc (163 kB)

 Dia Mundial da Língua Portuguesa 

Conectores

Situação

Conectores

Começar

em primeiro lugar, primeiro, num primeiro momento, para começar, antes de mais, etc.

Continuar

depois, seguidamente, além disso, na continuação, a seguir, em seguida, após, etc.

Terminar

por fim, finalmente, para terminar, por último, e foi então que, etc....

Especificar uma palavra ou ideia

isto é, quer isto dizer, ou seja, por exemplo, de outro modo, entre outros, a saber, por outras palavras, com a intenção de, com o propósito de, a fim de, de forma a, etc.

Dar ideiassemelhantes

como ainda, bem como, assim como, do mesmo modo, ou até, etc.

Dar ideias diferentes

pelo contrário, por outro lado, de outro modo, enquanto que, já, etc.

Dar uma opinião

parece-me que, eu penso que, a meu ver, no meu entender, considero que, etc.

Iniciar um outro assunto

já com respeito a, quanto a, etc.

Concluir

em conclusão, em resumo, em síntese, em suma, finalmente,

para concluir, em breves palavras, por outras palavras, para rematar,

por conseguinte, assim, concluindo, etc.

Indicar tempo

ao mesmo tempo que, desde há longo tempo que, etc.

Indicar espaço

lá ao longe, aqui pertinho, naquele lugar, junto a,  etc.

Indicar causa

por causa de, visto que, etc.

Indicar hipótese

só se, a não ser que, pondo a hipótese de, supondo que, etc.

Indicar certeza

é claro, é evidente que, é indubitável que, não há dúvida que,  etc.

 

Explora o menu "escrever" e aprende mais.

Cartola
Site educativo. É um espaço lúdico de escrita, possibilitando exercícios de produção textual.

 

 Oficina de escrita. Comentário de uma frase e publicação no blogue. 

“Deus dá-nos as nozes, nós temos que as partir!”

Proposta de Trabalho:

 

Comenta a frase e publica o teu texto nos comentários do blogue.

 “Se se aprende a falar, falando, havemos de aprender a escrever, escrevendo" 

Vê este power point : oficina_de_escrita[1].ppt (1,1 MB)

novo_1[1].gif ANTES DE ESCREVERES…
PENSA… (10 MINUTOS)

PLANIFICAÇÃO
 Faz a planificação do teu texto, preenchendo o esquema.  
                           (Regista os tópicos que desejas incluir em cada parte)
a) Introdução
  
• ___________________________
• ___________________________
• ___________________________
• ___________________________
b) Desenvolvimento
  Sequência de acontecimentos
• ____________________________
• ____________________________
• ____________________________
• ____________________________
• ____________________________
• ____________________________
c) Conclusão
  Situação final /
                Breve reflexão final do anteriormente apresentado.
• ___________________________
• ___________________________
• ___________________________ 

TEXTUALIZAÇÃO

 Agora começa a redigir o teu texto, orienta-te pelo esquema que
elaboraste, não te esqueças de ir consultando a lista de
orientações de escrita. 
1______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
10_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
15_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
20_____________________________________________________________
_______________________________________________________________

REVISÃO

 Depois de elaborares o teu texto, vais proceder à revisão do mesmo.
  Assim, consulta e preenche a lista de verificação que se segue.
Lista de Verificação
 SIM NÃO
Respeitei o tema proposto.
 
Fiz uma introdução (introduzi o assunto e/ou apresentei as personagens,
localizei a acção no tempo e no espaço).
No desenvolvimento tive o cuidado de ordenar/sequenciar, de forma lógica, os
acontecimentos (encadeei as ideias correctamente).
Dei uma conclusão ao texto.
Escrevi frases com sentido e de forma organizada.
Utilizei, com correcção, as maiúsculas (em começo de frase, nome de pessoas,
países…).
 
Acabei as frases com um sinal de pontuação.
Utilizei adequadamente os sinais de pontuação.
Assinalei graficamente os parágrafos (comecei a escrever mais dentro).
Tive cuidado para evitar erros ortográficos (atenção aos acentos). 
Escrevi de forma legível.
Utilizei vocabulário adequado e diversificado 
Não repeti palavras ou expressões.
• Após a revisão do teu texto, deverás reformulá-lo, procedendo às
correcções necessárias.

VERSÃO FINAL
 

 Por fim, passarás a limpo a versão final do teu texto.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

Bom Trabalho!

Haja ou não haja frutos,

pelo sonho é que vamos.

Sebastião da Gama