Lerescrever
Oficina da Escrita (9ºano) aqui
Projecto Memoriamedia
O projecto “MEMORIAMEDIA e-Museu de Património Imaterial” fundamenta-se na urgente necessidade de identificar, registar, preservar e divulgar um património que está em risco de se perder: os contos, as lendas, os provérbios, as lenga-lengas.
Dicionário Michaelis
Um bom e reconhecido dicionário de língua portuguesa.
1. Desenvolve um bom vocabulário: para isso leia bastantes livros de bons autores
2. Escreve sobre coisas de que gostas: não esperes que o teu leitor goste do que tu escreves se tu não gostas de escrever
3. Corta palavras desnecessárias: algumas palavras estão no texto apenas para ocupar espaço. Muitas vezes adjetivos são desnecessários. Evita chavões. Sê original
4. Escreve com paixão: é a melhor forma de apaixonares o leitor pela tua escrita
5. Corta as partes menos interessantes: lê e critica-te com sinceridade; nem tudo o que tu escreves é interessante
6. Revê: nunca um texto fica bom de início
7. Pratica: só a prática conduz a uma melhor qualidade da escrita. Escreve, escreve, escreve e escreve.
8. Procura, no início, imitar o estilo dos teus escritores preferidos: mas não deixes de te esmerar em desenvolver o teu próprio estilo.
9. Não sejas tímido: pede aos teus amigos para lerem o que tu escreves e pede para eles te dizerem onde podes melhorar.
10. Não te deixes abater por críticas: mas também não deixes que os elogios te amoleça
11. Conversa com outras pessoas que gostam de escrever: elas poderão dar-te ideias valiosas
12. Cria um blog: ele pode auxiliar-te a desenvolveres hábitos da escrita.
13. Anota todas as tuas ideias: mesmo as melhores ideias são esquecidas se não forem anotadas.
14. Escreve mesmo que não estejas com vontade: se fores esperar pela inspiração, não vais escrever nunca
15. Encara como um trabalho: os trabalhos também podem ser divertidos; encara a escrita como algo que precisas fazer
"Pobre é o discípulo que não excede o mestre"
Leonardo da Vinci
Tens a cabeça cheia de ideias e queres colocá-las no papel?
Vá lá! Escreve. Escrever é fixe!
26 sugestões de temas para produção de textos.doc (163 kB)
Situação |
Conectores |
Começar |
em primeiro lugar, primeiro, num primeiro momento, para começar, antes de mais, etc. |
Continuar |
depois, seguidamente, além disso, na continuação, a seguir, em seguida, após, etc. |
Terminar |
por fim, finalmente, para terminar, por último, e foi então que, etc.... |
Especificar uma palavra ou ideia |
isto é, quer isto dizer, ou seja, por exemplo, de outro modo, entre outros, a saber, por outras palavras, com a intenção de, com o propósito de, a fim de, de forma a, etc. |
Dar ideiassemelhantes |
como ainda, bem como, assim como, do mesmo modo, ou até, etc. |
Dar ideias diferentes |
pelo contrário, por outro lado, de outro modo, enquanto que, já, etc. |
Dar uma opinião |
parece-me que, eu penso que, a meu ver, no meu entender, considero que, etc. |
Iniciar um outro assunto |
já com respeito a, quanto a, etc. |
Concluir |
em conclusão, em resumo, em síntese, em suma, finalmente, para concluir, em breves palavras, por outras palavras, para rematar, por conseguinte, assim, concluindo, etc. |
Indicar tempo |
ao mesmo tempo que, desde há longo tempo que, etc. |
Indicar espaço |
lá ao longe, aqui pertinho, naquele lugar, junto a, etc. |
Indicar causa |
por causa de, visto que, etc. |
Indicar hipótese |
só se, a não ser que, pondo a hipótese de, supondo que, etc. |
Indicar certeza |
é claro, é evidente que, é indubitável que, não há dúvida que, etc. |
Cartola
Site educativo. É um espaço lúdico de escrita, possibilitando exercícios de produção textual.
“Deus dá-nos as nozes, nós temos que as partir!”
Proposta de Trabalho:
Vê este power point : oficina_de_escrita[1].ppt (1,1 MB)
PLANIFICAÇÃO
Faz a planificação do teu texto, preenchendo o esquema.
(Regista os tópicos que desejas incluir em cada parte)
a) Introdução
• ___________________________
• ___________________________
• ___________________________
• ___________________________
b) Desenvolvimento
Sequência de acontecimentos
• ____________________________
• ____________________________
• ____________________________
• ____________________________
• ____________________________
• ____________________________
c) Conclusão
Situação final /
Breve reflexão final do anteriormente apresentado.
• ___________________________
• ___________________________
• ___________________________
Agora começa a redigir o teu texto, orienta-te pelo esquema que
elaboraste, não te esqueças de ir consultando a lista de
orientações de escrita.
1______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
10_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
15_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
20_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
Depois de elaborares o teu texto, vais proceder à revisão do mesmo.
Assim, consulta e preenche a lista de verificação que se segue.
Lista de Verificação
SIM NÃO
Respeitei o tema proposto.
Fiz uma introdução (introduzi o assunto e/ou apresentei as personagens,
localizei a acção no tempo e no espaço).
No desenvolvimento tive o cuidado de ordenar/sequenciar, de forma lógica, os
acontecimentos (encadeei as ideias correctamente).
Dei uma conclusão ao texto.
Escrevi frases com sentido e de forma organizada.
Utilizei, com correcção, as maiúsculas (em começo de frase, nome de pessoas,
países…).
Acabei as frases com um sinal de pontuação.
Utilizei adequadamente os sinais de pontuação.
Assinalei graficamente os parágrafos (comecei a escrever mais dentro).
Tive cuidado para evitar erros ortográficos (atenção aos acentos).
Escrevi de forma legível.
Utilizei vocabulário adequado e diversificado
Não repeti palavras ou expressões.
• Após a revisão do teu texto, deverás reformulá-lo, procedendo às
correcções necessárias.
Por fim, passarás a limpo a versão final do teu texto.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
Bom Trabalho!
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.
Sebastião da Gama
© 2012 All rights reserved.